Tratamento para transtorno afetivo bipolar
É uma doença que acomete homens e mulheres, sendo uma condição comum que afeta cerca de 1,6% da população mundial. Normalmente o início dos sintomas aparecem entre os 20 e 30 anos, e não há um padrão, os primeiros sintomas podem ser tanto pela fase depressiva, como pela fase maníaca (fase onde ocorrem os picos de euforia). É um transtorno que se inicia de forma gradual ao longo de semanas e meses ou abruptamente.
Os sintomas variam de acordo com o episódio pelo qual a pessoa está passando. Em momentos de euforia, alegria extrema, agitação, gastos excessivos e redução da quantidade de sono. Em episódios de depressão são notados comportamentos como tristeza profunda, isolamento, falta de votade realizar atividades, havendo o risco de pensamentos suicidas.
O diagnóstico da doença é feito através de avaliação do histórico do paciente e conversa com familiares e amigos. É importante ressaltar que o apoio de pessoas próximas é fundamental tanto para a descoberta da doença e para seu acompanhamento. A pessoa que sofre com essa condição, deve procurar ajuda especializada e seguir seu tratamento corretamente, pois assim conseguirá ter uma vida normal!