Tratamento para TOC (transtorno obsessivo-compulsivo)
Apesar de muito comentada ultimamente, e muitas vezes utilizada erroneamente em brincadeiras, o Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) vai muito além de uma "mania por limpeza" ou "mania de organização". Pessoas que sofrem com essa condição apresentam rituais que consomem grande parte do seu tempo, o que gera problemas no seu cotidiano, causando sofrimento e a sensação de incapacidade.
Pacientes com TOC, têm a sensação de que se não realizarem seus rituais, algo terrível poderá acontecer com elas ou com pessoas próximas. Estima-se que no Brasil, existam cerca de 3 a 4 milhões de pessoas portadoras dessa condição, tendo sua vida afetada, mas que nunca foram diagnósticadas ou tratadas. Quem sofre com essa condição não consegue controlar seus pensamentos obsessivos, o que acaba interferindo na sua vida pessoal, profissional em sua rotina.
Por vergonha, sentimento de culpa e medo do julgamento de seus familiares e amigos é muito comum que a procura por ajuda seja sempre adiada, o que é extremamente prejucial para quem está passando por essa situação. Porém quanto mais cedo procurar um profissional especializado para que seja realizado o diagnóstico correto e o acompanhamento indicado para cada tipo de TOC.